Nordeste Culinária 2011 - Contribuição de leitora

segunda-feira, 23 de maio de 2011


Oi pessoal!

Andei sumida, eu sei, mil perdões! Trabalho, esse tem sido o meu segundo nome, e ele vem me sugando tanto que abandonei a net por umas semanas.

Mas antes de sumir fiz um convite para a lindinha da Rafaella contribuir com o blog: fazer uma apanhado geral do Nordeste Culinária.
Quem me segue no twitter ( J  segue aí: @a_andarilha  J ) sabe o quanto lamentei não ter podido ir visitar e fazer a cobertura do evento para vocês, mas eis que surge a Rafaella ( J segue aí também: @rafaellaliroch J ) para me salvar! Soltei o desafio e ela sem titubiar aceitou! Ela me mandou rapindin, mas só agora estou publicando pelos motivos que já expliquei antes (trabalho...)
Eu achei que ela mandou bem! O post ficou em vários sentidos delicioso! Confiram só...

Bjs

A Andarilha


NORDESTE CULINÁRIA 2011 - SÃO LUIS/MA
Por Anna Rafaella Rocha

Nossa que ótimo!!! Foi logo o que eu pensei quando tive o prazer de ser convidada pela Andarilha para postar a experiência de ter participado do Nordeste Culinária. Para uma rápida apresentação sou Anna Rafaella Rocha, economista por formação e doceira por opção, amante da culinária e da gastronomia. Vou aproveitar e fazer a propaganda da minha empresa hehe a Chocolateria Liroch, trabalhamos com Chocolates, Doces Finos, Trufas, CupCakes, Bolos, Tortas e Sobremesas, tudo com a mais alta qualidade!

Vamos ao post! O Nordeste Culinária já conquistou o mercado buscando sempre a valorização da comida Nordestina Brasileira. Este ano na sua quinta edição São Luis no período de 26 a 29 de Abril 2011 foi sede e palco para o encontro dos profissionais de cozinhas e amantes da culinária, recebemos pessoas de cada parte do nosso nordeste e grandes chefes do nosso Brasil.

A grande homenageada do evento foi nossa querida culinarista maranhense Beta Heluy. Para quem não sabe Dona Beta (como era chamada) foi uma grande culinarista maranhense se não a maior! Conhecida e querida por todos os culinaristas do nosso Brasil.

Na noite de abertura do evento tivemos um coquetel e palestra com a Sra Raimunda Nonata Amorim mais conhecida por “Tia Noca”, onde nos relatou histórias e aprendizados dos seus mais de 30 anos de experiência na área.

Coquetel servido

As portas do Nordeste Culinária foram abertas.

Na primeira manhã do evento contamos com a oficina de MODELAGEM COM GULOSEIMAS, onde a Cake Designer Rosangela Maria com seus mais de 25 anos de experiência e um currículo de dar inveja (Formação em confeitagem avançada pela Universidade Estácio de Sá, Consultora e Culinarista oficial da Arcolor no Brasil) nos mostrou o passo a passo com lindas opções de modelagens em cupcakes e mini -bolos.

Bolo e cupcakes feitos pela cake designer Rosangela Maria

Neste mesmo dia fomos apresentados a querida Ana Tomazoni, outra que possui um currículo e tanto: Doutoranda em Educação, Consultora Gastronômica, Professora de universidades e empresas de alimentos, fez cursos de especialização na França e Tailândia e é a fundadora e presidente da Associação Brasileira dos Profissionais de Culinária entre outros... nossa será se ela entende do assunto? rsrs. Ana nos apresentou uma linda mesa para COFFE BREAK, onde todos os pratos tiveram como base a “MANDIOCA” ou a “TAPIOCA”, a culinarista preparou delícias como: Bom Bocado, Moquebobo de Palmito, Torta de Tapioca e Abacaxi (divina), Biscoitos Assados de Mandioca, Manjar de Tapioca, Mandioca Crocante (nham nham comi vários e olha que não sou fã de mandioca) entre outros, nossa deu até água na boca só de lembrar rs. Pois todos os pratos do evento eram preparados ao vivo e depois tínhamos uma difícil tarefa: degustá-los. Ehh minha dieta! rsrs

Mesa para Coffe Break por Ana Tomazoni

Manjar de tapioca. Detalhes da Mesa de Coffer Break por Ana Tomazoni


Degustação! Lá vamos nós! Dieta fique para segunda feira haha!

E para quem pensa que a tarde acabou depois deste delicioso Coffe Break tivemos uma oficina ministrada por Dalva Carletto Martins. Proprietária da Escola de Culinária Goklden Gate em Curitiba PR, onde ministra aulas disputadas na área de doces, bolos e chocolates, só para vocês terem uma idéia na sua escola todos os anos são fechados cursos com produtos e receitas exclusivas para as turmas, onde as alunas têm o direito de posse das receitas por um ano. Logo me interessei! Para mim foi uma das melhores oficinas já que pude aprender doces exclusivos e até então ainda não comercializados na nossa ilha. A Liroch já disponibiliza deles!

Doces requintados e exclusivos


Depois de um dia de muito aprendizado a manhã seguinte não poderia ser diferente. Contamos com a ilustre presença da querida Luzinete Maria Veiga com seus mais de 45 anos dedicados a culinária, a professora ministra aulas por todo o Brasil e sempre está nas telinhas da nossa televisão. Participou por 9 anos do programa Note & Anote apresentado por Ana Maria Braga onde abriu as portas do formato de apresentar receitas para diversos programas femininos. Além deste, participou do Mais Você, A Casa é Sua, Mãe Gravata, Bem Família entre outros. Hoje em dia semanalmente se apresenta no Dia a Dia, da Band e Mulheres, da Tv Gazeta, além de revistas e livros que tem sua assinatura. Ela nos trouxe uma vasta opção de salgados sofisticados como: Risoles ao Fromagi, Alfajores Salgados, Coxinhas Defumadas, Ninhos de Bacalhau e outros salgados “ruins” de tão bom que estavam!

O último dia do evento foi um show a parte! Primeiro começamos a manhã com a querida Michaela Fonseca que aos 9 anos já fazia delicias para seus familiares e aos 18 anos já fazia cursos na área(lembrei de mim). Hoje ela toma a frente a empresa do seu pai, a Olivio J. Fonseca, que desenvolve cursos na área além da venda de produtos e maquinários para panificação, lanchonetes etc. Bem vamos falar de comida rsrs Michaela preparou ao vivo delícias como: Salada de Follhas Nobres com Vinagrete de Cupuaçu (isso mesmo CUPUAÇU, ficou uma delícia), Camarões Crocantes ao Molho Pesto e uma Pescada Amarela ao molho de Maçã que não me sai da cabeça rsrs já fiz meu pai que é proprietário de Buffet preparar 2 vezes só para mim haha.

Pela tarde tivemos a ilustre presença do Fabrice Le Nud (já trabalhou na prestigiada Dalloyau, uma das melhores confeitarias do MUNDO!) Le Nud que já viajou pelo mundo chegou ao Brasil e assim fundou a sua Pâtisserie. Super atencioso e educado (como todo bom europeu) nos trouxe delicinhas de Petit Fours Douce France e compartilhou histórias a todo o momento! Amei.

Petit Fours feitos por Le Nud para degustação: Madeleine ao Mel, Florentins, Financier e Sablés Poches

E para fechar com chave de ouro o evento, tivemos a presença do Chef Alessandro Bispo, atual técnico da Harold. Deu uma AULA-SHOW de chocolate, com dicas valiosas que eu em nome da Chocolateria Liroch super adoreii!

Escultura de chocolate feita por Alexandre Bispo.
Mesa de chocolates feitos por Alexandre Bispo.


Lindo! Quando vi este doce me apaixonei e me pareceu ser a coisa mais complicada para se fazer! Vocês não imaginam a FACILIDADE! Tudo por conta de uma técnica que não foi guardada a sete chaves graças ao bom Bispo rsrs


Mas quem pensa que o Nordeste Culinária só tinha atrações para os inscritos ficou enganado. O público em geral contava com stands de empresas do ramo onde eram fabricados e confeccionados ao vivo vários produtos por grandes confeiteiros como Lucas Piubelli e Paula Montenegro, grandes nomes da confeitaria nacional onde já tive a alegria de fazer cursos, diga-se de passagem, de alto investimento, estavam aqui em seus stands ofertando para o público em geral demonstrações, passo a passo de várias modelagens, dicas de confeitaria tudo de graça e em nome da paixão pela culinária. Em cada um destes stands a todo o momento algo era sorteado (cestas de produtos, tortas, rocamboles, doces, infelizmente não tenho sorte em sorteios rsrs).

Além destes tivemos a exposição de bolos artísticos de culinaristas do nosso estado, gente da gente!


Bolo feito por Culinarista maranhense em homenagem a São Luis. (Frente e verso).

Lindo! Bolo exposto de cake designer maranhense!

Bolo exposto de culinarista maranhense

Bem criativo! Bolo de cake designer maranhense

De malas prontas! Rsrsrs Exposição de bolos.

Ah! Na última noite do evento a AMAC (Associação Maranhense de Culinaristas) nos presenteou com um MARAVILHOSO jantar com direito a música ao vivo! Foi uma ótima confraternização entre os chefes e todos os participantes.
Jantar de confraternização promovido pela AMAC

Mesa de sobremesas. Torta Mousse de limão, Pavê de Chocolate Crocante, Bolinhos de Macaxeira, Pudim Delícia de Maracujá e Bem Casados.

Kit do Congresso: Certificado, livro com todas as receitas apresentadas no evento, revistas...



Próximo ano o evento será em Natal – RN no período de 15 a 18 de Abril e já estou super empolgada para participar!

Obrigada pela oportunidade dada, foi minha primeira experiência em Blog, me perdoem se escrevi demais, mas eu apenas queria passar todos os momentos vivenciados no congresso!


Anna Rafaella Rocha




10 comentários:

  1. Joyce disse...:

    Adorei Rafa!
    Louca para experimentar as novidades da Chocolateria Liroch =)
    Beijo

  1. May Amorim disse...:

    Minha amiga Rafa sempre me matando de orgulho. Tão dedicada em tudo o que faz, com seus deliciosos cup cakes que eu tive a oportunidade de provar, agora traz esse texto maravilhoso desse evento tão importante que é o Nordeste Culinária. Uma pena eu não ter podido participar (logo eu que defendi a gastronomia de São Luís na minha monografia...), mas que depois de ler, fiquei muito bem informada. Parabéns!!

  1. Thiago Viana disse...:

    Amada Rafa, quis muito ir ao evento, mas falta de tempo é minha sina. Parabéns pelo post (só não comi as fotos prq né...)! Contudo, bom ver que a culinária maranhense recebeu um evento tão importante e melhor ainda saber que você irá preparar esses quitutes pra nós maranhenses. Quanto a mim, já sabe, né? Casamento, aniversário, nascimento de filhos ,aniversário de filhos, aniversário de casamento... Vou e dar trabalho por muito tempo! hahaha Grande beijo!

  1. anna rafaella disse...:

    Obrigada amigos!!
    May não sabia que tu havias defendido sobre Gastronomia! Tenho muito orgulho de ser tua amiga!
    Doutor Fiago será um prazer participar de momentos tão importantes como estes citados!
    Beijos!

  1. Gente, Ana Rafaela Arrasa!
    A bicha tem pudeeeeeeeeerrrrrr! Além de phyna e bafônica...Gourmet!
    O evento deve ter sido um luxo só!
    Eu tive a oportunidade de esxperimentar ovo de páscoa da chocolateria Liroch e simplesmente amei.
    Super recomendo!

  1. Unknown disse...:

    O Fabrice Le Nud teve por aqui? Que legal! No final do ano passado visitei a Patisserie Douce France em São Paulo, que pertence a ele. Pensem nas delícias.

  1. anna rafaella disse...:

    Sim Camila! No último dia do evento contamos com a ilustre presença dele, que nos trouxe 5 opções de petit fours(4 aqui ilustrados).
    A Douce France na opnião de muitos é a melhor confeitaria francesa de Sampa. Ele e a equipe arrazam mesmo!

  1. beirouth disse...:

    Adorei o post! Bem escrito e cheio de informações. Eu gostaria muito de ter visitado esse evento e o Casar Bem 2011, mas infelizmente, não tive tempo! Abraços e muito sucesso para vocês duas!

  1. Guga Fernandes-Mídias Sociais disse...:

    Lindo post...
    Parabéns.
    Beijos
    Guga Fernandes
    www.meuestilogugafernandes.com.br

  1. Ludimila Matos disse...:

    Gente, que coisas lindas esses doces!!! Tô com água na boca! Parabéns! Espero provar algo em breve pra postar lá no http://diariodeaventurasgastronomicas.blogspot.com