Coquetel de lançamento Brasil Sabor 2011

terça-feira, 3 de maio de 2011



Oi pessoal!

Como já havia divulgado por aqui, na ultima terça-feira, 26 de abril, aconteceu o coquetel de abertura da 6ª edição do Festival Brasil Sabor em São Luis. E esta blogueira que vos escreve recebeu o convite do Carlos Lula (Executivo Abrasel-MA) para ir prestigiar o evento.

Quero aproveitar e deixar meus agradecimentos ao Cacau pelo convite e pela preocupação que ele teve para que o convite chegasse as minhas mãos a tempo. Muito atencioso. Obrigada e parabéns pela organização do Festival em São Luis!

Então queridos leitores, eu fui ao coquetel que foi um evento muito legal e delicioso. Lá se teve uma amostra do que vai rolar durante o período do Festival. Os 30 restaurantes participantes (28 se você contar as três unidades do restaurante Feijão de Corda como uma) estavam presentes (com exceção do Landruá) apresentando os seus pratos aos convidados e oferecendo uma deliciosa degustação.

Mas antes de dar as minhas impressões sobre os pratos que degustei quero corrigir um erro que tive em um post anterior e só percebi depois que falei com o Carlos Lula: não há mais votação de melhor prato em situação nenhuma, desde o ano passado o festival foi adotado para promover a gastronomia local e incrementar as vendas nos estabelecimentos participantes. Assim, não haverá premiação para os restaurantes, e quem pode ganhar prêmio na verdade é o cliente, pois ao pedir um prato do Festival, durante o período do evento, recebe-se um cupom para concorrer ao sorteio de uma Tv de 32" e um notebook.

Este ano também vai ter o Brasil Sabor Solidário onde parte das vendas de todos os pratos inscritos dos 30 restaurantes será destinada para doação. É isso aí pessoal! Responsabilidade social! Vista a camisa você também!

Agora sobre a parte mais gostosa: a degustação!

Infelizmente não deu para degustar todas as 28 preparações. Quando cheguei algumas já haviam terminado e outras o estômago não tinha mais espaço... kkkkkkk

Sério pessoal, eram 28 pratos, e mesmo só provando teve uma hora que não dava mais para comer, apesar de querer kkkk. Mas em nome dos leitores do blog fiz um “enorme sacrifício” e provei 17 preparações. rsrs

Sendo sincera com vocês, ficaria muito difícil dizer qual seria o vencedor, aquele com a preparação mais gostosa. São preparações muito diferentes uma das outras, com determinadas peculiaridades que as proporcionam a impossibilidade de comparação. Seria no mínimo injusto. E devido a essa maravilhosa diversidade que temos na gastronomia brasileira, que retrata assim também o nosso próprio povo, que acho que os organizadores não fazem votação.

Mas lógico que vou colocar aqui o que eu mais gostei do que provei. Só para lembrar que os critérios de escolha foram apenas o que agradou o meu paladar e também da minha acompanhante, da qual dou todo o crédito das fotos (@nilafaisca).

Então vamos lá para esse passeio gastronômico.

  • Ana Rosa Restaurante: Filé de Vermelho à moda Ana Rosa
Gente, sério! Que prato é esse?! De-li-ci-o-so!!!!!!!!!!
contei para vocês uma vez que não sou fã de peixe, então tem que ser algo bom mesmo para eu gostar.
O filé de vermelho estava gostoso, mas o que deixou o prato delicioso foi a combinação do molho de vinho branco com açafrão e a sacada de gênio do prato que foi o purê de batatas com carne de caranguejo. Meus cumprimentos ao chef Reginaldo por essa maravilhosa criação.

Equipe do Restaurante Ana Rosa

  • Casa Itália: Spaguetti Di Pollo Gratinado
Sou uma amante de massas e não nego. Essa massa da Casa Itália é simples e muito gostosa. Nessa preparação temos a união de ingredientes simples como frango, presunto, milho verde, mussarela e molho branco que sempre dá certo. Boa como aquela macarronada da mama no fim de semana. Vale muito a pena repetir a dose.
Spaguetti Di Pollo Gratinado

Equipe da Casa Itália

  • China House: Yakissoba com Camarão
Carne, frango, macarrão, legumes e... camarão! Olha quando li os ingredientes pensei que poderia não dar muito certo acrescentar camarão na "mistureba" que é o yakissoba, mas não é que ficou bom demais? Estava tão bom que quis repeti rsrs 
Essa é uma das preparações que vou ao restaurante para provar novamente.

Molho do Yakissoba

Macarrão

Yakissoba com camarão

  • Dolcce Grill: Filé de Frango recheado com vinagreira
O prato é composto de Filé de frango recheado com vinagreira, arroz com castanha do Pará e bobó de abóbora gratinado. Separados são ótimos, mas a combinação é maravilhosa! O azedinho da vinagreira com o doce da castanha e do bobó brincam com as papilas gustativas. Vou ao restaurante para provar novamente.

Equipe Dolcce Grill

Filé de frango recheado com vinagreira

  • Max Salad: Max Cestinha de Frango
Se você que tem um pré-conceito de saladas e acha que ela sozinha não "segura" uma refeição, vai mudar completamente provando esse prato. Destaque para a casquinha crocante e o molho de mostarda e mel que dá um quê a mais.

Stand da Max Salad

Max Cestinha de Frango

  • O Capote: Cavala Grelhada
O preferido da minha companhia. A simplicidade que garante o sabor: cavala grelhada na brasa, arroz de vinagreira, pirão, farofa e vinagrete. Quer mais? rsrs Muito gostoso.


Cavala grelhada

Delicias da Raposa

  • Pizza Vignoli: Camarão Vignoli
Esse eu comi brincando! Estava conversando e degustando o prato que é servido em uma cestinha e quando me dei conta já havia acabado. É uma preparação que leva penne, camarão, aliche, alcaparras e ervas refogados no alho. Muito bom! Só tome cuidado se você não gosta de comidas apimentadas, pois essa é bastante, e esse foi o motivo da minha companhia não gostar do prato.

Stand da Pizza Vignoli

Camarão Vignoli

Bom pessoal, esses foram os pratos que eu selecionei para comentar com vocês.

Pretendo repeti a dose de alguns deles, outros que não coloquei em destaque e dos que não pude experimentar.
Tirei muitas fotos e deixo para vocês...
Stand Barraca do Chef. Filé de Pescada com espaguete de legumes

Equipe Churrascaria BarrigaVerde

Na Barriga Verde é oferecido o rodízio. Não provei porque a degustação era carne de porco que eu não gosto

Beach Bar: Salmão Tropical

Stand Botequim

Só alegria nesse stand

Grande, viu!

Botequim: Camarão pitu a moda pernambucana. Infelizmente quando cheguei no stand já havia acabado :(


Cantinho da Estrela

Cantinho da Estrela: Pescada ao mousse de vinagreira. A pescada estava gostosa, mas não gostei do mousse

Emporio Forte do Pescado. Também não provei porque já tinha acabado

Emporio Paulista

Emporio Paulista: Lagosta Empório Paulista

Feijão de corda

Feijão de Corda: Frigideira Nordestina. Não provei porque o stand estava sempre lotado...

Hangai

Hangai: Shiromi com Esteique Indiano

Equipe do La Pizza

La Pizza: Pescada Arcoleno


La Pizza: Pescada Arcoleno. Não gostei muito dos molhos

Equipe La Trattoria

La Trattoria: Ravioloni Di Fungghi Al Mascarpone. Não gostei do molho de gosto levemente amargo.

Mandacaru Restaurante

Mandacaru Restaurante: Frango Nordestino. Gostei do gratinado de queijo

Restaurante Natureza: Filé de Pescada ao molho de camarão tarioba

Equipe Restaurante Natureza

Panela de Minas


Panela de Minas: Lombo à Panela de Minas

Petiscaldo's: Caldo de Camarão. Estava uma "dilicia"

Riyad: Kafta no palito

Stand Thai

Thai: Filhote ao Ver-o-peso

E aí pessoal? Ficaram com água na boca? Então não perca tempo e vá degustar alguma dessas preparações. Ah! E depois não se esqueça de voltar aqui para me contar o que achou.

Todas as informações sobre as preparações do festival, restaurantes, preços etc. você pode pegar no site www.brasilsabor.com.br. Qualquer dúvida pode ser tirada através do email abraselma@abrasel.com.br


Até a próxima!

Byeee


A Andarilha

_________________________________________
6ª edição Brasil Sabor:
28 de abril a 29 de maio
Local: Em todo o Brasil
www.brasilsabor.com.br
Guia com todas as informações do Festival que foi distribuído na abertura

1 comentários:

  1. Unknown disse...:

    ai que sacrifício, hein?!

    poxa, fiquei com água na boca aqui... da próxima vez me convida... divido o sacrifício com você!! hehe ;)