Os Gastrochatos - quando existe a falta de bom senso

quarta-feira, 29 de junho de 2011

GASTROCHATOS. Fui apresentada na Época dessa semana a esse termo. Segundo a revista a terminologia refere-se a pessoas que “gostam de frequentar restaurantes da moda, escrevem criticamente sobre o trabalho dos chefs em seus blogs e, quando se trata da cozinha doméstica, não admitem ser servidos com o arroz-feijão trivial, considerados os novos e fervorosos militantes da alta gastronomia”. Só para lembrar o termo deriva da observações do jornalista Paul Levy no livro The oficial foofie handbock , em tradução livre, O manual dos loucos por comida.

A reportagem é interessante, mostra que o povo brasileiro vem cada vez mais se interessando pela gastronomia, tem se tornado mais exigente e que principalmente devido as mudanças positivas na economia no decorrer dos anos, o brasileiro vem se permitindo cada vez mais fazer refeições fora de casa e conseqüentemente conhecer restaurantes.

Por outro lado, achei a reportagem bem exagerada em vários pontos, um deles é que a revista coloca os gastrochatos (cuja maior representatividade é apontada nos blogueiros que escrevem sobre gastronomia) na posição de vilões sem coração e que possuem como principal função atazanar a vida dos pobres chefs de cozinhas de restaurante. Meio exagerado, não?

Achei o próprio termo gastrochato bastante forçado, a Época até colocou um infográfico-teste para você descobrir se é um gastrochato, é uma seqüência de bizarrices que uma pessoa normal com certeza não faria. Chamar o chef para bater boca? Muito bizarro, ao menos na minha cidade. Posso até estar sendo ingenua, mas achei as atitudes tão inconcebíveis...

E apesar de não ter sido escrito com todas as palavras, ficou meio que subentendido que blogueiro (a) que escreve sobre gastronomia é um gastrochato ou tende a se tornar um. A reportagem possui inclusive, uma entrevista com a Claudia Midori, que assina o “Aventuras Gastronômicas”, blog que está ali na minha lista de sugestão de andança. Na entrevista é colocado que alguns meses depois de uma crítica dura da blogueira sobre um estabelecimento, as suas portas foram fechadas e que o blog dela pode ter contribuído para o acontecido. Não sei se a Claudia Midori se considera uma gastrochata, mas leio constantemente o blog citado e seguindo as características que a revista coloca de um gastrochato, não acho que as autoras sejam. Ela são exigentes e sinceras, isso sim.

Mesmo não concordando com muita coisa na reportagem, como já disse, a achei bastante interessante. Fiquei pensando muito sobre o assunto, seriam os blogueiros uns gastrochatos? É possível que existam tantos gastrochatos assim? Será que porque estamos mais exigentes devemos ser chamados de gastrochatos?

Fica parecendo que existe uma declaração de guerra entre os blogueir@s e os chefs/donos de restaurantes... Lembrei que li na internet a pouco tempo que em Taiwan uma blogueira escreveu que em determinado restaurante que foi a comida era salgada, o atendimento era ruim e que existiam baratas! O dono do restaurante entrou na justiça e a mesma além de ter de pagar uma gorda indenização, foi condenada a um mês de prisão e 2 anos de condicional (o.0) O advogado dela, lógico que recorreu... Mas nesse caso, vemos a falta de bom senso das partes e as consequências desastrosas que pode levar. A que ponto chegamos? Não deveria haver uma guerra entre blogueiros e chefs de cozinhas, um não deve temer o outro e sim deve existir um respeito mútuo.

Nós blogueir@s, seguimos em uma linha muito tênue quando vamos criticar um local, o entusiasmo que temos não pode beirar a chatice, mas para que isso não ocorra é que sempre o bom senso e o respeito devem ser considerados. Sempre considero muito isso ao escrever minhas críticas, tenho total liberdade para escrever o que quiser e ao mesmo tempo tenho consciência da minha responsabilidade de respeitar o outro, logo, procuro ser sincera e verdadeira no que escrevo e tento não ofender ninguém.

Sei que sou exigente - quem não gosta de receber tudo do bom e do melhor?- mas mesmo tendo uma profissão que envolve alimentação não me considero expert no assunto de gastronomia, e sinceramente não quero ser, se isso acontecesse perderia toda a graça, sou curiosa isso sim! Uma gastrocuriosa! kkk Devemos estar abertos a novas experiências.

Achei esse termo gastrochato muito depreciativo, é evidente que existem diversos tipos de blogueiros e com certeza devem existir muitos que se acham sabichões pela blogosfera e que até possam merecer esse termo, mas o que não gostei foi de ter sido tão generalizado para os blogueiros (as) que seguem a temática, afinal, quando se trata da blogosfera não dá para generalizar nada.

E vocês leitores? Se acham gastrochatos? Conhecem alguém que se encaixe em todas as descrições do infográfico? Comentem.

Byeee,

A Andarilha

Fonte: Revista Época






4 comentários:

  1. Rafaella Rocha disse...:

    Nossaaa adorei o post!!! Bem dinâmicooo!

  1. A Andarilha disse...:

    Obrigada Rafa!
    Bjão pra vc!

  1. Flávia Batista disse...:

    Oie!!!
    Obrigada pela visita. Adorei seu blog.
    Já estou seguindo!

    bjss

  1. A Andarilha disse...:

    Obrigada Flávia! Seja bem vinda! Sempre pego dicas de moda e comportamento lá no seu!
    Bjs